Trabalhos
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR: SEGMENTAÇÕES DE MERCADO E FATORES MOTIVACIONAIS PARA COMPRA
Autor(es):
Ananda Ellen Mota de Oliveira
Christiano Franca da Cunha

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A produção oriunda de agricultura familiar é de grande importância para o Brasil, por razões econômicas, sociais e ambientais. Por isso este trabalho visou entender melhor o comportamento dos consumidores destes produtos, para assim sugerir melhores formas de segmentações e melhorar a compreensão dos fatores motivacionais para esta referida compra, assim possibilitando a ampliação deste consumo, e portanto aumentar este seu impacto positivo. Para isso coletou-se 200 entrevistas, em diferentes horários do dia, em três (03) supermercados e um (01) hortifrúti na segunda maior cidade do Estado de São Paulo (Guarulhos/SP). Para analisar estes dados e estes resultados obtidos utilizou-se tanto estatística descritiva como inferenciais, mais precisamente o teste de qui quadrado e a análise de correspondência. Ao final do artigo, com os resultados apresentados e constatados, foi possível a sugestão de seis (06) diferentes segmentações de mercado, para melhor entendimento destes consumidores, e algumas sugestões de estratégias de potenciais formas de ampliação deste mercado, tais como maior divulgação em mídias diversas, diferenciação devido a sua maior qualidade percebida e uma maior ênfase em sua comercialização do atributo ‘saúde”, algo já percebido e relacionado a este tipo de produtos.

COMPARATIVO DE RENTABILIDADE ENTRE CULTURAS CITRÍCOLAS
Autor(es):
Fernando Rodrigues de Amorim
Pedro Henrique Camargo de Abreu
Marcos Rafael Alves
Natalia Theodoro Rosa

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O Brasil se destaca como uma referência no mercado de citros, sendo que o estado de São Paulo pode ser compreendido como um importante influenciador neste cenário, uma vez que é responsável por 80% da produção de laranja do país. No entanto, dadas as condições climáticas do interior do estado de São Paulo, existem outras culturas de citros que podem ser cultivadas, sendo que a seleção da cultura mais viável pode acarretar em um dilema para os proprietários rurais. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo de caso a fim de comparar os resultados econômicos entre duas culturas de citros (laranja e limão Tahiti) em uma propriedade de 20 hectares localizada na cidade de Itápolis, interior do estado de São Paulo. A pesquisa ocorreu de forma exploratória e apresentou caráter quantitativo. Além disso, a análise comparativa baseou-se na metodologia do Fluxo de Caixa aliada ao uso das técnicas de VPL, TIR, ROI, Payback, Índice de Lucratividade (IL) e Taxa Mínima de Atratividade (TMA) para conduzir a análise das oportunidades de investimento. Os resultados obtidos, demonstram que a formação de um pomar de limão Tahiti representa a melhor opção de cultivo entre os citros, apresentando um VPL de R$ 1.219.466,51, uma TIR de 29%, um IL de 14,07% e um Payback de 6 anos, enquanto que um pomar de laranjas proporcionaria um VPL de -R$ 357.120,25, uma TIR de 5%, um IL de 2,44% e o seu Payback ultrapassa um período de 20 anos.

Uma análise dos principais fatores econômicos que impactam a atividade leiteira sob a ótica dos produtores rurais
Autor(es):
Rosemary Chiuchi Magrini
Marcos Alberto Claudio Pandolfi
GILBERTO APARECIDO RODRIGUES
Vandeilson Pereira dos Santos

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Logísticas e Operações
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Este artigo tem por objetivo evidenciar e analisar as contribuições dos principais fatores que impactam a produção de leite no Brasil, e a maneira que produtores agem diante de algumas situações enfrentadas por eles, dentro de uma propriedade produtora de leite. O estudo propõe a análise quantitativa qualitativa de cunho bibliográfica com levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas. A pesquisa foi realizada de março a novembro de 2017, e está estruturada com referencial teórico. O estudo permitiu constatar que a produção de leite no Brasil representa um importante fator na geração de empregos e distribuição de renda, conseguindo substancial crescimento durante a última década e consolidando-se como uma das atividades essenciais da agropecuária brasileira.

Os Efeitos das Restrições Financeiras na Gestão do Caixa: um Estudo nas Indústrias Sucroenergéticas Brasileiras
Autor(es):
Marcelo Botelho da Costa Moraes
AVINER AUGUSTO SILVA MANOEL
David

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O gerenciamento da tesouraria de empresas industriais é uma das atividades centrais do gestor financeiro, pois é por meio do caixa que as organizações equilibram suas necessidades de recursos correntes e futuros, sendo este processo decisório desafiador nos mercados emergentes onde as limitações do mercado financeiro restringem a disponibilidade e o fluxo de crédito das atividades econômicas. Em que pese a importância deste tema, há uma controversa teórica quanto aos efeitos dos obstáculos financeiros no gerenciamento dos saldos de caixa das empresas e evidências empíricas limitadas de setores industriais específicos. Desta forma, este estudo analisa os efeitos das restrições financeiras sobre a gestão do caixa das indústrias sucroenergéticas do Brasil. Para tanto, fez-se uso do modelo de regressão com dados em painel, por meio de um painel desbalanceado, em que foram analisadas as demonstrações financeiras de 48 empresas privadas do setor entre os anos de 1998 e 2016. Os resultados obtidos apontam que, na média, as empresas financeiramente restritas, constructo capturado pelas proxies Tamanho e Idade, mantêm percentuais maiores em caixa do que as irrestritas. Este resultado é consistente com a “precautionary theory”, em que as firmas financeiramente restritas gerenciam seus saldos de caixa visando contornar as incertezas do ambiente macroeconômico e mitigar os efeitos das dificuldades financeiras, tal como o sub-investimentos.

Análise de Viabilidade da Implantação de uma Fábrica de Sabão em Barra Utilizando Óleo Descartado
Autor(es):
Caroline Cleonice Coimbra
Marcos Alberto Claudio Pandolfi
Fabio Alexandre Cavichioli
Sandra Aparecida Martins da Silva

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: No cotidiano de muitas famílias brasileira o óleo é utilizado periodicamente, seja para fritura de alimentos ou preparo de massas. O descarte incorreto do óleo pode acarretar vários dando ao meio ambiente. Uma minimização significativa na poluição ao meio ambiente poderia ser constatada com o reaproveitamento do óleo para fabricar sabão. Para construção deste trabalho o caminho metodológico a princípios foram pesquisa e análise de projetos, artigos de revista, teses e dissertações similares ao tema, por meio eletrônico e impresso. A área proposta para o desenvolvimento e implementação do projeto é de aproximadamente 90m². A empresa deverá seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Resolução Normativa nº 1/78, e Especificações do Código de Defesa do Consumidor. A capacidade produtiva do empreendimento será de 3000 unidade de barras mensais, gerando uma receita de 6.000 reis. O projeto mostrou- se viável, o tempo de recuperação do capital investido será de 3 mês.

DIVERSIFICAÇÃO DE RENDA PARA AGRICULTORES FAMILIARES: ESTUDO DE CASO EM TAQUARITINGA-SP
Autor(es):
Fernando Rodrigues de Amorim
Pedro Henrique Camargo de Abreu
Edmilson José Barbizan

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A apicultura pode ser compreendida como uma fonte de renda suplementar para os agricultores familiares. No entanto, ela exige a aquisição de inúmeros insumos e conhecimentos específicos sobre técnicas e aspectos das colmeias, para que a produção possa ser maximizada. O principal retorno desta atividade consiste na venda de produtos como: mel e própolis, que apresentam uma demanda significativa no mercado. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade da criação de colmeias para a apicultura na cidade de Taquaritinga, interior do estado de São Paulo. A pesquisa ocorreu de maneira exploratória e apresentou caráter quantitativo, sendo que a análise do investimento contou com a utilização dos indicadores de viabilidade econômica VPL, TIR e Payback a partir do Fluxo de Caixa levantado. Os resultados mostraram que o investimento na cultura apiária se faz viável, uma vez que ele proporcionaria um VPL de R$ 9.707,95, uma TIR de 38% (ambos com Valor Residual) e traria um retorno entre o 2º e o 3º ano do projeto. Além disso, foi estimado um saldo de R$ 21.868,80 após os 5 anos de projeto, o que representa 135% do investimento inicial.

Análise de viabilidade econômica e financeira para inserção de novos produtos no mercado de laticínio.
Autor(es):
Aline de Cássia Marcussi Giancotti
Fernanda Gianotti
Luiz FernandoPossetti

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A busca por uma melhor saúde financeira e econômica das empresas visando tornar – se sólida no mercado em seu ramo de atuação vem fazendo com que as mesmas busquem alternativas e estratégias diferenciadas para a expansão de seus negócios. O objetivo desta pesquisa é analisar a proposta para a introdução de um produto lácteo no mercado sobre o ponto de vista econômico e financeiro. Este trabalho foi realizado através de um Fluxo de Caixa Projetado, identificando o Valor Presente Líquido, A Taxa Interna de Retorno e o Payback, além de informações com os gestores das empresas. Os resultados apresentam um retorno do capital investido de 09 (nove) anos, com uma taxa interna de retorno de 13,56% e valor presente líquido de R$20.053,00; tornando viável o investimento pela firma.

SEGMENTAÇÕES DE MERCADO E FATORES MOTIVACIONAIS PARA O CONSUMO DE CAFÉ ORGÂNICO
Autor(es):
Ana Lurdes Rinaldi
Christiano Franca da Cunha

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A produção orgânica é de grande importância para o Brasil, por razões econômicas, sociais e ambientais. Mas o consumo de café orgânico, ainda tem muito potencial de expansão de mercado, principalmente considerando que este produto em sua versão de produção convencional é muito consumido por grande parte dos brasileiros. Por este motivo este trabalho visou entender melhor o comportamento dos consumidores atuais de café orgânico, assim como de seus potenciais consumidores, para assim sugerir melhores formas de segmentações e também melhorar a compreensão dos fatores motivacionais para esta referida compra, assim possibilitando a ampliação deste consumo, e portanto aumentar este seu impacto positivo, seja este econômico, ambiental e/ou social, devido a sua produção orgânica. Para esta melhor compreensão destes consumidores atuais e potenciais coletou-se cem (100) entrevistas em uma cidade de porte mediano do interior do estado de São Paulo (Piracicaba/SP), para melhor entender este hábitos de consumo e seus fatores motivacionais em cidades de porte semelhantes a esta cidade pesquisada, visto que este consumo em grande cidades e em capitais já tem algumas indicações e literaturas publicadas. Para analisar estes dados e estes resultados obtidos utilizou-se tanto estatística descritiva como inferenciais, mais precisamente a análise de correspondência. Ao final do artigo, com os resultados apresentados e constatados, foi possível a sugestão de duas (02) diferentes segmentações de mercado, para melhor entendimento destes consumidores atuais e potenciais, e algumas sugestões de estratégias de potenciais formas de ampliação deste mercado, tais como maior divulgação em mídias diversas e uma maior ênfase em sua comercialização do atributo ‘saúde”, algo já percebido e relacionado a este tipo de produtos.

PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DA AGROECOLOGIA EM PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor(es):
EDEMAR FERRAREZI JUNIOR
Sergio Silva Braga Júnior

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio Ambiental
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Mundialmente se discute sobre o uso adequado de recursos naturais e sobre a criação de políticas públicas que facilitem o acesso da população a alimentos saudáveis e, com isso, melhorar o desenvolvimento econômico e socioambiental em países que procuram uma melhor qualidade de vida sem grandes prejuízos ao planeta. O presente trabalho refere-se à criação de um instrumento de avaliação para análise dos princípios da agroecologia, indicadores de fácil compreensão e mensuração, em propriedades rurais da região central do estado de São Paulo, que realizem alguma atividade sustentável ou que possuam interesse em seu desenvolvimento. Como resultado, espera-se que o presente instrumento permita orientar no processo de identificação de propriedades que estejam mais preparadas e dispostas para a implementação da agroecologia. Para compreender a relação existente entre as práticas de uma agricultura sustentável e a transição agroecológica, será utilizada de uma pesquisa qualitativa, por se tratar de um tipo de pesquisa que considera o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. O instrumento de coleta de dados a ser utilizado será o questionário com questões abertas, que deverá ser administradas pelo pesquisador, que buscará expressar as características que traduzem as propriedades rurais em unidades produtivas agroecológicas. A avaliação dos princípios da agroecologia será a partir do grupo de produtores organizados em associações ou cooperativas pertencentes à região central do estado de São Paulo, que permitirá uma compreensão atual do agroecossistema, um panorama futuro e as necessidades e possibilidades de mudanças. A partir disso, o produtor rural terá indicativos de escolhas que poderão levá-lo ao caminho da sustentabilidade e melhores condições dos cenários ambiental, social e econômico.

Exportação como estratégia de internacionalização: estudo de caso em uma empresa do ramo de implementos agrícolas
Autor(es):
Eduardo

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Logísticas e Operações
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Este resumo expandido trata de um estudo de caso, onde via visita de campo, analise documental, e entrevistas informais, foram levantados dados sobre a exportação de uma empresa do ramo agrícola, implementos, onde foi analisado seu core business, ameaças, e oportunidades para crescimento, mediante analise dos dados de anos anteriores, de 2012 a 2017. Mediante esta analise, será proposta oportunidades de crescimento para empresa, analise de seu setor, e onde estão suas principais ameaças para o processo de exportação, e como aumentar a representatividade desse numero perante o faturamento geral da empresa e ferramenta de saída da crise brasileira no período.

ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA AGROINDUSTRIAL BRASILEIRA
Autor(es):
Rebeca Mancini Moraes S. Soares
Sheila Farias Alves Garcia
Gustavo Barbieri Lima

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de internacionalização empreendido por uma empresa agroindustrial brasileira, a fim de explicar o percurso da empresa no processo de internacionalização a partir dos modelos comportamentais de Uppsala e Networks. Trata-se de um estudo de caso realizado com uma indústria brasileira do setor de alimentos, presente em mais de 140 países. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa primária através da realização de duas entrevistas, e também uma pesquisa secundária em materiais divulgados pela própria empresa pesquisada, portais de notícias sobre o assunto e estatísticas divulgadas por instituições governamentais. As informações coletadas foram transportadas para o software UCINET, a fim de elaborar as matrizes e construir a imagem da rede de negócios da empresa. Os resultados demonstram que o modelo de internacionalização adotado pela empresa, com a realização de investimentos graduais no exterior. aproxima-se do Modelo de Uppsala. Também foi possível observar que as Redes de Negócios foram utilizadas não como fator de decisão para a entrada em novos mercados, mas sim para a expansão do volume comercializado em países que a empresa atua. A utilização do software torna as relações e configurações das redes de negócios bastante evidentes, permitindo estabelecer comparações direta entre regiões, atores, concorrentes, entre outros, constituindo-se em uma inovação para estudar a internacionalização, trazendo contribuições teóricas e práticas.

VIABILIDADE ECONÔMICA DA TERCEIRIZAÇÃO DE COLHEDORA NO SETOR SUCROENERGÉTICO: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es):
Frederico Andreis Beneli Donadon
Teucle Mannarelli Filho
David

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A restrição financeira recente no setor sucroenergético brasileiro (2008-Atual) deflagrou diferentes estratégias entre as empresas do setor associadas ao melhor equacionamento da necessidade de investimento com o elevado endividamento médio das empresas. Uma possível estratégia atual é a terceirização das colhedoras de cana, em especial, no Estado de São Paulo que além de ser o maior produtor nacional de cana-de-açúcar praticamente exigiu a colheita mecanizada em decorrência de regulamentações estadual. O dispêndio de capital em colhedoras associada a necessidade de estrutura para manutenção impõe novas demandas à orçamentação de capital das usinas sucroalcooleiras; neste sentido, a estratégia de terceirização das colhedoras não impacta na necessidade de investimentos nestes ativos e ainda há a dedutibilidade fiscal do serviço; contudo, a avaliação da viabilidade dessa estratégia perpassa pela sua capacidade efetiva de criar valor, isto é, de possibilitar a geração de valor adicionado superior a decisão de realizar o investimento em colhedoras. Para tanto, utilizou-se a estratégia de pesquisa baseada em um estudo de caso único no Estado de São Paulo com dados compilados de 2014 a 2016. Como técnica de avaliação, empregou-se o Fluxo de Caixa Descontado que reportou para a viabilidade econômica da estratégia de terceirização com um Valor Presente Líquido de R$ 1.190.220.

Mensuração das variáveis econômicas com impacto na exportação de açúcar brasileiro entre 1997 e 2015: um estudo global
Autor(es):
Lucca Pizzo Mahias
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O objetivo principal é o de identificar e mensurar fatores que influenciam a exportação de açúcar no Brasil no período compreendido entre 1997 e 2015. Para isso, foi realizada uma análise de regressão para se mensurar o impacto das variáveis econômicas sobre a exportação de açúcar. A identificação desses fatores foi feita por estudos realizados na área e pela análise prática do mercado. A mensuração foi feita através do banco de dados relacionado a cada variável. Propôs-se um modelo global com variável dependente a exportação de açúcar brasileira (Exp_Acucar) e como variáveis explicativas a produção de açúcar (Prod_Acucar), preço do açúcar exportado no ano corrente e ano defasado (Preco_Acucar), preço do etanol no ano corrente e no ano defasado (Preco_Etanol) e a exportação brasileira de açúcar no ano defasado (Exp_Acucar). As variáveis PIB do Brasil e taxa de câmbio não se mostraram relevantes nos testes realizados. A oferta de exportação de açúcar varia 0,97% a cada aumento em 1% na produção de açúcar, 0,78% para o preço do açúcar no ano dada mesma variação, 0,51% para preço do açúcar do ano anterior, -1,60% para preço do etanol no ano, -0,87% para preço do etanol do ano anterior e -0,22% para as exportações de açúcar do ano anterior.

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM TAQUARITINGA – SP: A CONSTRUÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA APRAFT.
Autor(es):
Caroline Cleonice Coimbra
Rosimary Cintia de Oliveira
Marcus Vinicius Pirri

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A metodologia empregada no trabalho foi, levantamento bibliográficos sobre o tema e aplicação de um questionário ao Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Taquaritinga. Os pequenos agricultores familiares encontram dificuldades para se inserir no sistema agroindustrial. Uma das alternativas para minimizar essas barreiras e obter bom desempenho, diminuição dos riscos, agregação de mais conhecimentos agronômicos e administrativos é a organização associativa. Através do associativismo os agricultores familiares têm buscado soluções para os problemas relacionados à produção, financiamento e comercialização da produção, além de acessar assistência técnica e inovações tecnológicas. A associação permite desenvolver mecanismos que lhes possibilite um melhor desempenho para competir no mercado local e regional. Assim o associativismo torna- se uma forma de sobreviver no mundo capitalista, diminuir o êxodo rural e desenvolver a agropecuária como um todo. No ano de 2012 Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Taquaritinga (APRAFT), foi formulada com intuito de ampliar acesso o mercado e por maior competitividade. Várias instituições foram importantes para o desenvolvimento da associação. Contemporaneamente, a APRAFT agrega 22 associados, que produzem as mais diversificadas culturas. Os pontos de comercialização das culturas são direcionados para prefeituras e alguns agricultores da associação realizam comércio com os supermercados, varejões e restaurantes. A Associação é bem estruturada, possui fortes redes de comercialização e diversificação de produtos, mas, existem alguns pontos a serem melhorados tais como capacitação e treinamento dos membros, através da participação em seminários, simpósios, congressos, palestras e cursos de curta duração.

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE SOB INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO UTILIZANDO A ÓTICA DO GLOBAL REPORT INITIATIVE (GRI)
Autor(es):
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Carolina Ferreira Paulini
Lívia Berti

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio Ambiental
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar as práticas de sustentabilidade adotadas por uma organização multinacional do setor do agronegócio atuante no Brasil sob a ótica do Global Report Initiative (GRI). Como metodologia foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, caráter exploratório e abordagem qualitativa, além da utilização da base secundária de dados e das entrevistas semiestruturadas com empregados da organização. Desse modo, diante da análise realizada é possível verificar que a organização é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável apresentando nota B no que diz respeito à aplicação do GRI, atendendo aproximadamente a 70% dos indicadores propostos pela ferramenta. No entanto, é importante mencionar, que não foram cobertas todas as questões propostas pelos indicadores de sustentabilidade do GRI devido à dificuldade de acesso a algumas informações. Além disso, nota-se que a organização analisada pode incrementar as práticas de sustentabilidade já existentes por meio das seguintes ações: maiores investimentos no departamento de sustentabilidade para construção de novos projetos; ênfase na criação e amplitude de projetos ambientais; maior divulgação de temas de corrupção e políticas públicas aos empregados; utilização da norma ISO 26000 para melhor gestão de práticas sociais; criação de mais projetos sociais em prol as comunidades agrícolas e continuação de ações legais voltadas aos direitos humanos, as pessoas e a cadeia produtiva.

EVOLUÇÃO DA ÁREA COLHIDA, PRODUÇÃO E RENDIMENTO DOS 6 MAIORES PRODUTORES DE LARANJA NO BRASIL, ENTRE 1997 E 2016
Autor(es):
Gerônimo Guerreiro Neto

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Resumo Resumo O objetivo do trabalho é efetuar uma análise comparativa da evolução e da representatividade que os 6 maiores estados produtores de laranja possuem a nível nacional, entre 1997 a 2016. A produção de laranja, assim como a produção de suco, apresenta enorme relevância pra economia paulista e brasileira, sendo o país, o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo. Para identificar os principais indicadores de performance, como área colhida em hectares, produção em toneladas e o rendimento em kg/hectare, foram levantados dados de uma série histórica, entre 1997 a 2016. Minas Gerais e Paraná foram os estados que mais evoluiram em % na produção , respectivamente , 78,6 % e 240,7 %, enquanto Sergipe foi quem mais decresceu ( 29,8 %) . Minas Gerais evolui 122,4 % em rendimento(maior evolução). Contudo, o estado de São Paulo representa com folga, a maior parte da área colhida(61,1 %) e a maior produção(74,4%) de laranja no Brasil, em 2016. Todavia, a evolução nos dois indicadores entre 1997 a 2016, é de queda. Fatores de ordem fitossanitária e econômicos, tem motivado essa configuração nos indicadores de produção. Apesar de evoluções negativas , São Paulo continua com protagonismo e altamente competitivo . O estado possui pra 2016, o maior rendimento por hectare de todos os estados brasileiros, reflexo de investimento, tecnologia e boa gestão de produção.

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(es):
RAFAELA OLIVA PONCE
andreia marize rodrigues
Marcelo Girotto

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio Ambiental
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) tem sido aplicada em diversas cadeias produtivas para auxiliar nas tomadas de decisão sobre quais aspectos devem ser melhorados nos processos em termos de sustentabilidade. Assim, considerando-se que o Brasil tem papel de destaque no comércio internacional de alimentos, sendo um dos maiores exportadores, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica nos artigos brasileiros publicados nos últimos 5 anos que tiveram como temática a aplicação da ACV na produção dos seguintes itens: soja, milho, cana-de-açúcar, feijão, arroz, café, trigo, carne bovina, carne suína, carne de frango, ovos e leite. Assim, os resultados obtidos demonstraram que a pesquisa em ACV na produção de alimentos no Brasil está em fase de expansão, porém com poucos trabalhos publicados. A maioria dos trabalhos foi publicada em periódicos internacionais, principalmente no ano de 2017. Além disso, concluiu-se que a temática abordada nos artigos não coincide com a listagem dos principais itens produzidos no Brasil, deixando alguns produtos importantes de fora das pesquisas.

O uso de sementes geneticamente modificadas nas culturas de soja e milho e a renda agrícola dos produtores
Autor(es):
Lais Caroline Marianno de Oliveira
Regina Aparecida Leite de Camargo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: No Brasil, o uso de sementes geneticamente modificadas (GM) no cultivo de soja e milho expandiu rapidamente a partir dos anos 2000, e atualmente elas estão presentes em 93% da área cultivada com essas culturas. Neste trabalho buscamos verificar se a adoção de sementes GM de soja e milho nos estados do Mato Grosso e Paraná conseguiu diminuir os custos de produção, aumentar a produtividade e consequentemente a rentabilidade dos produtores. A pesquisa tomou por base dados secundários publicados no documento Agrianual para o período de 2001-2016. Os resultados obtidos não indicam que houve uma diminuição significativa dos custos de produção de ambas as culturas nos dois estados analisados. A renda do produtor, expressa em margem sobre a venda, não apresentou aumento expressivo. A produtividade da soja manteve-se estável no período, mas a do milho aumentou significativamente. Por outro lado, desde a adoção da nova tecnologia o uso de agrotóxicos, principalmente a base de glifosato, aumentou consideravelmente no país.

CUSTO DE PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA BANANA
Autor(es):
Marcus Ayrton Rocha de Lima
douglas fernandes
Flavio Alberto Oliva
Willian Lucas mativi
TASSIANE SANCHEZ CALLES

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A produção de banana exige escolhas racionais e utilização eficiente dos fatores produtivos. O objetivo deste estudo foi apresentar a apuração de custos e resultados da produção de banana, subsidiando indicadores necessários para tomada de decisão gerencial e estratégica em propriedades rurais. A metodologia propôs-se a contribuir na organização das informações obtidas em planilhas adequadas possibilitando assim a apuração confiável dos custos e das receitas e, consequentemente, proporcionando informações fidedignas para a estruturação de informações necessárias à gestão da cultura da banana. O estudo baseou-se em informações e dados quantitativos dos anos de 2016 e 2017. Como resultado, evidenciou-se a viabilidade econômico-financeira da cultura da banana.

O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO NA INDUSTRIA CERÂMICA DE REVESTIMENTO
Autor(es):
EDER BENEDITO SIMONATO
GLAUCIA APARECIDA PRATES
Antonio Francisco Savi
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Andreia Mariano Alves

Categoria: Relato Técnico
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: No setor cerâmico de revestimento o desenvolvimento técnico e artístico das novas linhas de produtos, costuma ser de responsabilidade do fornecedor de esmalte, que é a indústria de colorifício. Sendo uma situação pouco usual e de escassos relatos sobre este modelo de integração estratégica, no mercado muitas empresas optam pela integração vertical do processo de criação e desenvolvimento ou então pela terceirização do setor de criação e desenvolvimento de produto da empresa. O intuito é suscitar ponderações acerca da decisão estratégica tomada, seus possíveis prós e contras, e descrever considerações e comentários sobre esta situação peculiar deste segmento industrial.

GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO: ESTRUTURAS E PRÁTICAS
Autor(es):
Fabiana Ferreira da Silva
David

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O objetivo deste estudo é analisar a estrutura e as práticas de governança corporativa adotadas pelas cooperativas de crédito. A governança corporativa surge da necessidade de proteger os acionistas dos abusos da diretoria executiva das empresas, da imobilidade do conselhos de administração e das falhas das auditorias internas. As cooperativas entre outras organizações tem aderido às práticas de boa governança às suas estruturas, objetivando melhorar o desempenho e a sustentabilidade como base nos princípios e valores do cooperativismo. A metodologia utilizada, é de natureza aplicada, com foco na aquisição de conhecimento aplicado a uma situação específica da realidade, trata-se de estudo descritivo, realizado através de levantamento teórico, explorada a realidade da estrutura e as práticas de governança de uma cooperativa de crédito localizada no oeste do estado de Minas Gerais, por meio de abordagem qualitativa. Analisando os resultados a partir de documentos e informações disponibilizadas pela organização a cooperativa preenche grande parte das diretrizes para as boas práticas de governança para cooperativas de crédito propostas pela cartilha do BACEN, mostrando que há um equilíbrio entre os itens avaliados e elevado nível de atendimento às exigências.

ANÁLISE DE AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS: ESTUDO MULTICASO EM EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
Autor(es):
Adriano dos Reis
Lucas Emanuel Felix

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Logísticas e Operações
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Nos últimos anos, o transporte rodoviário de cargas vem ganhando destaque como o principal modal de transporte do Brasil. De tudo que é transportado no País, 61,1% é realizado através de caminhões em rodovias. Diante da importância que essa atividade vem ganhando, ano após ano, o estudo de como funciona a sistemática dos custos incidentes nesse modal de transporte é de extrema importância, uma vez que esse custo é repassado a praticamente todos os produtos consumidos na atualidade. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar os principais custos incidentes em empresas de transporte rodoviário de carga e tentar compreender quais ações essas empresas tomam com intuito de reduzi-los. O resultado do estudo apontou que apesar das empresas apresentarem diferentes modelos de negócio, os custos incidentes sobre elas são muito semelhantes, modificando-se apenas quanto as ações utilizadas para sua redução.

IMPACTOS INTERNOS E EXTERNOS ADVINDOS DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA PBQPH EM CONSTRUTORAS
Autor(es):
EDER BENEDITO SIMONATO
GLAUCIA APARECIDA PRATES
Andreia Mariano Alves

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Empresas que possuem o certificado ISO 9000 estão à frente de concorrentes que não possuem esse certificado de qualidade, no caso das construtoras um dos certificados que elas buscam é o PBQP-H, ou seja, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. O presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas interna e externamente em uma construtora a partir da obtenção do PBQP-H, para isso foi avaliado a diferença nas etapas de uma empresa do setor de construção civil antes e depois da implementação do sistema de qualidade.

ESTUDO DO PAPEL DA ECONOMIA CRIATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA AGREGAÇÃO DE VALOR INTANGÍVEL NA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Autor(es):
Frederico Andreis Beneli Donadon
Adriano dos Reis

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: Este artigo tem por objetivo principal analisar se a aplicação da Economia Criativa e a Criação do Valor Intangível proporcionam às cidades envolvidas no Agronegócio brasileiro vantagens competitivas em relação às demais. A referida análise efetivou-se através de um estudo teórico restrito que indicou alguns aspectos condicionantes referentes às cidades do agronegócio da região conhecida como “Região Turística Riquezas do Paraná”, cujos municípios compõem a região oeste desse Estado. Como objetivo do estudo propôs-se o aprofundamento no referencial teórico da conceituação sobre Economia Criativa. Para tanto, optou-se por um estudo bibliográfico a respeito desse tema e, visando atingir o objetivo proposto, uma subdivisão em três partes: a primeira delas inclui a introdução e, posteriormente, a pesquisa do referencial teórico sobre o tema abordado. A segunda parte tratou dos procedimentos metodológicos em relação à pesquisa onde pretendeu-se uma busca mais restrita, concentrada no material acadêmico disponível (estudo de caso documental) referente às cidades do agronegócio da região estudada, visando analisar as fontes de valor intangível que geraram vantagens competitivas para tal microrregião, inclusive com breve estudo da eficiência da estrutura e visão organizacional da COOPAVEL, Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, e sua relevância para a região oeste do Paraná. Os dados analisados apontaram que algumas estratégias como a união do governo, da sociedade civil e empresas privadas especializadas na gestão agroindustrial geraram sensíveis benefícios econômicos e vantagens competitivas à região. Apesar das limitações em relação ao material documental, os resultados da pesquisa assinalaram que as mudanças econômicas e, em especial, as novas tecnologias e ações empreendedoras, ao fazerem a conexão entre a cultura e a economia, abriram um leque de oportunidades econômicas baseadas em empreendimentos criativos do agronegócio local e geraram sensíveis transformações advindas de tais empreendimentos como o apoio à criatividade individual, à formalização de pequenos negócios, além da geração de emprego e renda.

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO, ÁREA COLHIDA E PRODUTIVIDADE DO ABACAXI NO BRASIL E NO MUNDO
Autor(es):
Leonardo Rezende Martins
Sérgio Rangel Fernandes Figueira
Gerônimo Guerreiro Neto

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O agronegócio brasileiro está presente em todos os estados brasileiros e apresenta grande potencial de crescendo no cenário econômico. A Abacaxicultura se originou nas Américas, possivelmente nos estados do sul e sudeste do Brasil vêm se mostrando como excelente alternativa para a diversificação das fontes de renda dos produtores rurais. Hoje, é muito associada à agricultura familiar pois, na maioria dos casos, se encontra em pequenas propriedades. Como fruticultura que é, vem sendo praticada em muitos países e é uma das mais importantes frutas tropicais do mundo. Isto demonstra a importância de se analisar e conhecer os fatores que limitam a produção para explorar o potencial deste mercado frente ao mundo. O Brasil, é um dos maiores produtores de abacaxi do mundo e se mostra ainda com potencial para aumentar seu rendimento ano a ano de forma bastante uniforme, contribuindo importantemente para o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda.

USO DA INOVAÇÃO NO MERCADO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
Autor(es):
João Ibelli Neto
Sheila Farias Alves Garcia
Frederico Andreis Beneli Donadon
Luiz Otavio Pradella
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: A inovação é vista atualmente pelas empresas como o principal fator para ampliar receitas e gerar vantagens competitivas frente aos concorrentes. A Adama, empresa do setor de defensivos agrícolas focada em defensivos genéricos, observou a oportunidade de investimentos em inovação apresentando uma oferta “híbrida”, com novas combinações de moléculas antigas e gerando novas moléculas, além de aumentar seus investimentos em P&D. Os resultados destes investimentos puderam ser notados na composição mais coesa do portfólio da empresa, no aumento da rentabilidade dos produtos e no crescimento da Adama no setor de defensivos agrícolas em comparação com a média de suas concorrentes. Com o planejamento de longo prazo e as metas estabelecidas, a empresa tem tudo para manter este ritmo de crescimento e conseguir assim conquistar novos mercados e clientes.

MARKETING DE RELACIONAMENTO NO VAREJO BANCÁRIO: UMA ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES
Autor(es):
Andre Luiz Correa
Tayane Silva Aragão
Helenita R. da Silva Tamashiro
GLAUCIA APARECIDA PRATES
Andre Luiz Correa

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O ambiente de varejo bancário sofreu transformações significativas nos ultimo anos. Seja em nível global ou nacional os bancos de varejo vem crescendo cada vez mais e buscando novas formas de ganhar competitividade. Neste contexto, esse estudo teve como objetivo identificar os fatores determinantes da satisfação de clientes bancários. Como método de pesquisa, realizou-se um levantamento de dados por meio da amostragem não probabilística, com uma amostra constituída de 275 respondentes na cidade de Ouro Preto - MG. Para análise de dados, efetuou-se uma analise estatística descritiva da amostra, utilizando-se da analise de frequência das respostas e correlação de variáveis. Esta analise permitiu observar a importância crescente do marketing de relacionamento para a fidelização de clientes no varejo bancário, alcançando a satisfação dos mesmos. Além disso, os resultados deixam evidencias de que alguns fatores determinam de forma significativa, a percepção dos clientes em relação aos bancos analisados, como preço, atendimento e segurança.

Mensuração e análise de fatores de produção relacionados à captação de leite no estado de Minas Gerais entre 1999 e 2016
Autor(es):
Jairo Vieira da Silva Filho
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O estado de Minas Gerais é o maior em produção de leite no Brasil. Por meio de uma análise quantitativa pelo modelo de heterocedasticidade corrigida, o presente trabalho se valeu da mensuração e análise de algumas variáveis relacionadas à captação de leite, capazes de interferir no resultado final da atividade (lucro). Os dados estaduais ligados à produção de leite adquiridos, foram comparados com os resultados relativos à atividade leiteira em âmbito nacional. O período da análise abrangeu os anos entre 1999 e 2016. As variáveis analisadas foram: preço do leite pago aos produtores, importação de leite em pó, custos com alimentação e mão de obra, além da sazonalidade, tendo sido significativas ao se avaliar a captação de leite para o estado de Minas Gerais.

A importância dos Indicadores de Desempenho na retenção de valor na Gestão de Compras: estudo de caso em uma empresa goiana do Setor Sucroenergético
Autor(es):
Andre Luís Assumpção
GLAUCIA APARECIDA PRATES
Antonio Francisco Savi

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Logísticas e Operações
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O grande desafio enfrentado pelas empresas é de encontrar ferramentas e estratégias na busca por melhorias nos processos, resultados e controle de suas ações com um ambiente cada vez mais desafiador entre as organizações empresariais e os administradores. Este artigo objetiva, através de um estudo de caso, analisar de modo geral à importância de utilizar indicadores de desempenho na retenção de valor na gestão de compras em uma empresa paulista do setor sucroenergetico, afim de demonstrar a relevância e alguns fatores que podem ou não agregar e reter valor na gestão em compras dentro de uma organização. Na aplicação do estudo de caso as informações foram coletados através de métodos observacionais, entrevista com profissionais da empresa e análise de documentos. Por fim, foi apresentado as discussões dos resultados que permitem a resolução do problema e objetivo dessa pesquisa.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA
Autor(es):
Sheila Farias Alves Garcia
Bruna Jungles

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: FCAV/UNESP Jaboticabal-SP

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar os principais artigos científicos relacionados ao comportamento do consumidor de alimentos orgânicos, por meio de um estudo bibliométrico, a fim de contribuir para a sistematização do conhecimento já produzido, buscando direcionar pesquisadores e interessados sobre o tema, bem como diagnosticar as lacunas de pesquisa existentes. A amostra utilizada compreendeu um total 146 artigos, publicados durante o período de 1995 a 2017, levantados junto à base Scopus, tabulados e analisados individualmente. Os resultados evidenciaram que os países europeus se destacam tanto nas pesquisas, quanto nas publicações relacionadas ao consumo desses alimentos. Além disso, observou-se que a maioria dos artigos buscou compreender as características dos consumidores de alimentos orgânicos, aproximando-se dos fatores culturais, sociais e pessoais, utilizando para isso o método de levantamento (survey). Há uma lacuna existente nas pesquisas voltadas à compreensão dos fatores psicológicos que estão verdadeiramente relacionados ao consumo desse tipo de alimento.